"Conheça a origem e história do judo, quem foi o seu mentor
quais os seus princípios, benefícios, espírito, código de honra, e muito mais..."

JUDO

  • O que é o Judo?

    O que é o Judo?

    "Judo" significa "via da Suavidade"?

    O Judo é uma arte marcial e um desporto Olímpico de elevado valor educativo. Foi criado em 1882 pelo mestre japonês Jigoro Kano a partir da arte marcial Ju-Jitsu, a arte marcial utilizada pelos antigos samurais. Os golpes e técnicas que poderiam provocar lesões foram elimandos, trasnformando-se assim num desporto.

    O objetivo do Judo é vencer o adversário através da utilização de técnicas de projeção, imobilização, luxação da articulação do cotovelo e técnicas de estrangulamento, as duas últimas de forma a obrigar o parceiro a desistir. A prática do judo desenvolve a nossa condição física, resistência, força, flexibilidade, mas também a nossa mente e auto controlo.

    Assim o Judo mais do que uma arte marcial ou um desporto Olímpico é um estado de espírito e uma filosofia de vida.

  • O Código Moral

    Existe uma lista de valores essenciais que é preciso fazer respeitar e as virtudes que ele deverá adquirir:

    A Cortesia

    A Cortesia é um valor que se impõe desde o início no jovem judoca sob a forma de uma "etiqueta" simples mas rigorosa. É através deste valor que o jovem compreende as implicações das suas atitudes. No fundamental, é um conjunto de regras que determinam o comportamento de um grupo social e que convém respeitar.

    A Coragem

    A Coragem dos heróis é aquela que é obtida fruto de uma ação pontual. No Judo a coragem é de outra ordem: o saber começar (sem objectivo), continuar sem resultado e nunca desistir (sem esperança)

    A Sinceridade

    A Sinceridade saber ser verdadeiro, exprimir-se sem desvirtuar o pensamento.
    Obriga a um grande conhecimento e aceitação de si próprio. A sinceridade exprime-se no judo, quanto à prática do combate em realizá-lo com o espírito isolado do resultado.

    O Controlo de Si

    O Controlo de Si particularmente das suas emoções, para ficar centrado e preservado ao máximo as sua potencialidades, sem entrar na excitação ou na apatia.

    A Honra

    A Honra dignidade moral em relação a si e aos outros, que permite em especial ao jovem judoca não aceitar ganhar, a qualquer custo.

    A Modéstia

    A Modéstia saber que se pode ganhar hoje e perder amanhã, saber colocar o ego no seu lugar, para funcionar em harmonia com os outros.

    A Amizade

    A Amizade onde todas as horas passadas em conjunto a transpirar, procurar, opor-se no respeito, não são ilusórios, nem são o fim das relações de cumplicidade muito úteis para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

    O Respeito

    O Respeito do tapete, do professor, dos princípios, da integridade física dos outros e do seu valor humano, de si mesma, é uma das peças fundamentais do sucesso do judo e do seu alto valor educativo.
  • O Equipamento

    A vestimenta utilizada pelo judoca é o Judogi, que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, tendo o azul começado a ser utilizado para facilitar as arbitragens.
    Lembra-te que o judogi é o que permite a aprendizagem do Judo, portanto deve ser muito bem cuidado.

    Uwagui (casaco)
    Uwagui (casaco)
    Shitabaki (calça)
    Shitabaki (calça)
    Judogi
    Judogi
  • As Graduações

    O grau de conhecimentos de um judoca é medido pela cor dos cintos que usam. Branco para os iniciados e preto para os mestres.

    As diferentes graduações no Judo traduzem o tempo dedicado à modalidade e o acumular de conhecimentos que o Judoca vai progressivamente adquirindo ao longo da sua prática desportiva.

    Sabias que depois de receber o cinto preto o Judoca ainda tem muito que aprender? Aí passa a ser avaliado por "Dans".

    O Judo Clube da Madeira desenvolveu um Plano de Graduações, tendo como base o referencial da Federação Portuguesa de Judo permitindo a progressão pedagógica sustentada dos seus atletas.

Felicidade

Sabias que?

"Judo" significa "via da Suavidade"?
A palavra de origem Japonesa é formada JU (Suave) e Do (Via).

Os Príncipios Básicos do Judo


MÁXIMA EFICÁCIA COM O MÍNIMO DE ESFORÇO

O príncipio fundamental do combate é a anti-resistência: ceder à força do adversário, para desiquilibrar, para o controlar e para vencer com o mínimo de esforço. Ou seja, quando te empurram, não resistas e quando te puxam, aproveita e empurra!

As primeiras técnicas que vais aprender são as quedas (Ukemis). É uma fase muito importante no teu treino do judo, pois permitem-te cair sem te magoares.

Queres saber mais sobre o judo? Então vem praticar connosco! Contactar...

Parceiros
Parceiro-DRDJ
Icon Turismo
Parceiro-IJF
Parceiro-FPJ
Parceiro-AJM
Parceiro-Targetlink

Localização

Pavilhão Bartolomeu Perestrelo
Rua Bartolomeu Perestrelo
9050 Funchal - Madeira

Horário

Segunda - Sexta
18:30h - 21:30h
Sábados
Competições
Domingo
Descanso

Contactos

1 -Telemóvel: +351
961 908 838
2 -Telemóvel: +351
965 674 482
E-mail:
geral@judoclubemadeira.com

Vem experimentar gratuitamente uma aula de Judo!

Instale DojoLogin app no seu smartphone ou tablet!
DojoLogin for Android DojoLogin for Android DojoLogin for iOS DojoLogin for Windows phone