O Judo na Madeira
O judo surgiu na Região em 1977 através de Rui César Gomes, actualmente 4º Dan (cinto negro), que forma dois núcleos da Direcção Regional dos Desportos.
Até 1979 o judo era praticado na Madeira unicamente no pavilhão do liceu de Jaime Moniz e por atletas não federados.
Após este período os clubes intervenientes foram, além dos núcleos da Direcção Regional dos Desportos, o Bushidokai, orientado tecnicamente por Fernando Cabral, dando origem em 1981, ao Judo Clube da Madeira, sob a orientação técnica de Eduardo Costa, actualmente 2ºDan. Foi a 16 de Fevereiro de 1981 que José Isidoro Gonçalves, Coriolamo Manuel da Silva Magalhães, Eduardo José Henriques da Costa, Manuel Vasconcelos Vieira, António Jorge de Andrade Gouveia Brazão, José Rui Gonçalves Faria Gouveia, José Francisco Rodrigues Cró, António Paulo Drumond Azevedo, José Marcelino Rodrigues Aguiar, Eleutério Abreu da Côrte e Paulo Conceição Rocha reuniram-se na Rua dos Ferreiros nº230 para discussão e aprovação dos estatutos para a formação de um clube para a prática da modalidade de judo com a designação de Judo Clube Madeira. A 4 de Julho de 1983 o Judo Clube Madeira passou a ser o afiliado número 216 da Federação Portuguesa de Judo.
A 26 de Agosto de 1984 reúne-se a Comissão instaladora representada pelo Judo Clube da Madeira, Clube Futebol União e Grupo Desportivo do Estreito para aprovar os futuros estatutos da Associação regional da modalidade o que viria a acontecer em 28 de Novembro de 1984 pelos respectivos representantes, João Isidoro Gonçalves, Rui Adrião Ferreira e Patrocínio Bartolomeu Ferreira.
A 6 de Março de 1985 toma posse a primeira direcção da AJRAM, presidida por João Isidoro Gonçalves, que haveria de se manter à frente dos destinos da Associação de judo madeirense durante quase uma década, sendo substituído a 14 de Dezembro de 1993 por Armindo Santos.
(Andrade, Gilberto 2015, Notas de história do Judo na RAM e www.judoclubemadeira.com)